FANDOM

Zona Fantasma

Visão interna da Zona Fantasma.

A Zona Fantasma foi descoberta ou criada, ninguém sabe ao certo, por Jor-El e usada no planeta Krypton, como um método de prender criminosos. Anteriormente, os criminosos eram punidos sendo selados em cápsulas e disparados em órbita em animação suspensa com cristais ligados a suas testas para apagar lentamente suas tendências criminosas; Klax-Ra era um criminoso que recebeu este castigo, mas escapou. Gra-Mo foi o último a sofrer o castigo, para que em seguida foi abolido em favor da Zona Fantasma, que foi considerada mais humana e mais custo-eficiente, mas uma punição igualmente eficaz. Além de kryptonianos, Jor-El, com a ajuda de Metatron, enviava também criminosos de outros mundos que eram considerados como extremamente perigosos e que não poderiam ser presos da forma convencional.

Aparência física Editar

A Zona Fantasma é um terreno desértico gelado que é banhado por dois sois de coloração indefinida. Também existem formas de vida vegetal e animal, sendo que, por vezes, os prisioneiros as utilizam como alimento. Além disso, também existe o que parece ser um rio de lava que percorre bem no centro do deserto de gelo. Também possui diversas cavernas e grutas.

Os prisioneiros não podem observar ou tampouco interagir com o universo regular. Por estarem em outra dimensão eles sobreviveram a destruição de Krypton. A maioria dos prisioneiros tem um ressentimento particular contra o Superman porque foi o pai dele criou o método de sua condenação. Quando conseguem escapar, geralmente atacam em destruição aleatória, particularmente fácil para eles, uma vez que, na Terra, eles tem os mesmos poderes do Superman. Não obstante, Superman periodicamente liberta os prisioneiros da Zona Fantasma cujas sentenças originais tenham sido concluídas, e estes, felizmente, tendem a serem criminosos arrependidos.

O Lanterna Verde Guy Gardner uma vez experimentou uma estadia prolongada e tortuosa após uma explosão de uma bateria de poder dos Lanternas Verdes manda-lo para lá, até ser salvo pelo Superman e pelo Lanterna Verde Hal Jordan, que acreditavam que ele estivesse morto todo aquele tempo.

Quanto ao Superman se, tanto quanto ele aprecia como a Zona é necessária para conter seus reclusos kryptonianos, ele aparentemente em particular abriga as preocupações sobre a justiça da sua utilização penal. Como seu subconsciente resiste à ilusão de uma vida pacífica em Krypton, os primeiros sinais de sua degeneração é a visão de sua prima, Kara Zor-El, hospitalizada depois de ser atacado por um militante anti-Zona Fantasma que estava protestando que a Zona Fantasma é um método de tortura.

Foi revelado que a zona é também lar de terríveis bestas. O Superman e Quex-Ul encontraram um mago kryptoniano chamado Thul-Kar, que lhes disse que ele acreditava na profecia de Jor-El, da destruição de Krypton, e entrou na Zona Fantasma por magia, conseguindo fazer o seu caminho para fora da Zona.

Formas de entrada e saída Editar

A principal forma de entrada e saída é através de uma máquina criada por Jor-El que poderia enviar alguém por teleporte para dentro da Zona ou retirá-lo de lá. Mas também existem outras formas.

Entrada Editar

Pulseiras Editar

Pulseiras da Zona Fantasma

Pulseira da Zona Fantasma.

Portal criado por uma pulseira

Um portal para a Zona Fantasma criado por uma pulseira.

Um indivíduo também pode ser mandado para dentro da Zona através de pulseiras desenvolvidas por Jor-El. Essas pulseiras são jogadas no ar e abrem um portal puxando violentamente suas vitimas para dentro e mandando-as para a Zona.

Cristais Editar

Cristal de El

Cristal de El.

Existem dois três cristais desenvolvidos por Jor-El que tem a capacidade de mandar alguém para a Zona. Dois desses cristais tem o símbolo da da Casa de El.

Cristal de Metatron

Cristal usado por Metatron para mandar fugitivos da Zona Fantasma de volta.

Esses cristais, ao contrário das pulseiras e do projetor, só podem mandar alguém para a Zona Fantasma se este já tiver estado lá anteriormente, ou seja, não pode ser usado com alguém que vai pela primeira vez.

Um desses cristais foi dado por Jor-El a seu "colaborador" Metatron. Esse cristal diferia dos outros, pois ele era vermelho e não tinha o símbolo da Casa de El.

Saídas Editar

Fortaleza da Solidão Editar

Existe um portal na Fortaleza da Solidão que é capaz de permitir a saída de qualquer um dos que lá estejam presos. N primeira vez em que o portal de saída foi aberto de forma acidental por Clark Kent enquanto aprendia a manusear o console da fortaleza. Já a segunda tentativa foi leva a efeito por Ursa Zod-On para tentar libertar o General Dru-Zod e a Nom-Ek.

Sempre que a Fortaleza está para abrir um portal o console fica de uma coloração avermelhada.

Cristais Editar

Através de um dos cristais de Jor-El é possível abrir um portal para retirar um detento da Zona.

Chloe usando o cristal para criar uma saída

Uma vez quando Clark e Kara estiveram presos na Zona Chloe usou este cristal para abrir um portal para que eles pudessem sair, para que ela pudesse usar o cristal ela necessitou de um gerador de frequência roubado da LuthorCorp.

Altar central Editar

Altar na Zona Fantasma

No centro da Zona Fantasma existe um altar no qual se pode abrir um portal de saída, no entanto, para se conseguir isso é necessário colocar o Cristal de El no altar. Após colocar-se o cristal o portal abre e qualquer um pode sair de lá ao atravessa-lo.

Portal de Jor-El Editar

Portal de Jor-El

Portal de Jor-El, localizado na parte exterior da Zona

Também existe um portal na parte exterior da Zona Fantasma e que pode ser visto por qualquer um, porém para que ele seja ativado é necessário sangue de um membro da Casa de El.

Projetor da Zona Fantasma Editar

É um equipamento desenvolvido por Jor-El que pode mandar alguém para a Zona Fantasma, assim como pode retirar alguém de lá.

Detentos conhecidos: Editar

Superman encontrou muitos moradores da Zona Fantasma:

Homens

  • Ak-Var -Ak-Var é um criminoso que foi condenado a 30 anos na Zona Fantasma, por um crime que não cometeu. Após a sua libertação, ele se torna o assistente e parceiro do primo do Superman Van-Zee.
  • Van-Zee é um cientista Kandoriano que secretamente é um herói em Kandor. AK-Var é seu parceiro.
  • Doutor Xa-Du - Doutor Xa-Du foi um médico que matou dezenas de pacientes ao realizar experimentos proibidos de criogenia neles.
  • General Dru-Zod - General Zod era o comandante das forças de segurança de Kripton tentou utilizá-las para tomar o poder do Grande Conselho, mas foi detido por Jor-El que o aprisionou junto com seus comparsas Ursa Zod-On e Non-Am.
  • Jax-Ur- Jax-Ur é um engenheiro de foguetes e mísseis virou um criminoso desonesto quando involuntariamente destruiu uma das duas luas de Krypton (Wegthor) ao testar um míssil em um teste nuclear como parte de seu plano para dominar Krypton. Juntamente com a lua, a população do Wegthor de 500 colonos kryptonianos foram mortos. Por causa da gravidade do seu crime, Jax-Ur é o único criminoso condenado a passar toda a existência dentro da zona fantasma, sem possibilidade de liberdade condicional (embora com a destruição de Krypton isso se tornasse improvável para qualquer prisioneiro).
  • Jer-Em - um fanático religioso que causou a destruição de Argo City (o berço da Supergirl).
  • Kru-El - um desenhador de armas e primo de Jor-El e, portanto, um parente do Superman. Ele cometeu um crime terrível e foi sentenciado a Zona Fantasma.
  • Lar-On - Lar-On foi descrito como sendo infectado com uma doença de licantropia kryptoniana variado que o torna semelhante em muitos aspectos ao sobrenatural lobisomem desde que ele foi mais estreitamente identificado com ele. Desde que desafiou os esforços da medicina kryptoniana para curá-lo, Jor-El tinha que projetá-lo para a zona fantasma e prometeu encontrar uma maneira de se livrar de sua Licantropia. Lar-On mais tarde involuntariamente foi libertado por um cientista chamado Jeremiah. Ele foi derrotado pelo Superman e Batman e retornou para a zona fantasma como Lar-On se desculpou com Batman e Superman pelo problema causado sua forma de lobisomem.
  • Mon-El - Jovem daxamita.
  • Nadira e Az-Rel – Nadira (uma telecinética) e Az-Rel (um pirocinético) foram dois criminosos insignificantes de Krypton da Ilha da Bokos (a ilha dos ladrões). Após a sua libertação da Zona Fantasma procuraram por 'prazeres' na Terra usando seus poderes indiscriminadamente sobre a população. Mais tarde, Nadira foi morta por Jer-Em após exposição à kryptonita verde. Em sua dor agonizante, ela infligiu dor a Az-Rel, que desencadeou sua pirocinese sobre si, incinerando-o.
  • Nam-Ek - um cientista kryptoniano que fez experiências com um Rondor (um animal sagrado de Krypton que pode curar qualquer doença). Matar este animal era proibido. Nam-Ek criou um soro de um chifre de Rondor e tornou-se imortal. No entanto, soro do Nam-Ek também tinha desfigurado sua pele deixando-a roxa e fez crescer um chifre de Rondor no centro da testa dele. Nam-Ek foi condenado a uma eternidade na Zona Fantasma. Nam-Ek é o kryptoniano apenas para escapar da explosão de Krypton, permanecendo naquele planeta.
  • Nom-Ek: terceiro em comando durante a rebelião de Zod. Primo de terceiro grau de Nam-Ek;
  • Professor Va-Kox - um geneticista louco cuja fórmula mutagênica, a "força da vida", criou violentos monstros mutantes da vida aquática no Grande Lago de Krypton.
  • Quex-Ul - Quex-Ul era um inocente kryptoniano condenado para a Zona Fantasma. Quex-Ul foi colocado na Zona Fantasma por matar um rebanho de Rondors sagrados. Chifres de Rondor têm propriedades curativas e, portanto, eram sagrados para os kryptonianos. Quex-Ul é apanhado na cena do crime e é condenado e sentenciado a 25 ciclos de sol na zona fantasma. Mais tarde, o Superman prova sua inocência e libera-o da zona. Quex-Ul por sua vez salva o Superman, mas ele perde seus poderes e a memória também. Agora pensando que ele é um habitante normal de terra, ele vai trabalhar no Planeta Diário sob o nome de Charlie Kweskill.
  • Thul-Kar - Um criminoso que foi condenado a 30 anos por explodir a fábrica.
  • Non-Am - Non é um antigo amigo e colega conselheiro de Jor-El. Depois de liderar um movimento separatista que planejava Krypton diga sobre o que vai acontecer com seu planeta, ele foi sequestrado e lobotomizado pelo Conselho de ciência de Krypton. Isto o deixou um bruto minimamente-verbal e altamente agressivo. Alguns aspectos de sua personalidade sobrevivem e de superfície como uma bondade extrema quando se lida com crianças. Servindo como executor do General Zod.
  • Ar-Ual
  • Bal-Gra
  • Cha-Mel
  • Gaz- Ou
  • Kur-Dul
  • Orn-Zu
  • Ras-Krom
  • Roz-Em
  • Tor-An
  • Tra-Gob
  • Vax- Nem
  • Vorb-Un
  • Vor-Kil
  • Val-Ty - um sociopata kryptoniano que lutou uma vez Tomar-Re, quem ele iludiu, destruindo a cidade de Xan. Mais tarde, ele foi capturado e colocado na Zona Fantasma. Quando a Anistia do cobertor do Zod foi emitida, ele e os outros criminosos da Zona Fantasma foram liberados. Ao contrário do grupo que foi com Ursa, Val ficou em Nova Krypton, desonesto. Ele foi alvo de uma caçada pelo militar Guild e eventualmente foi capturado por Kal-El, para quem ele jurou vingança.
  • Ras-Krom -
  • Vak-Ox -
  • Xa-Du - um cientista que foi preso na Zona Fantasma por fazer experiências ilegais em torno de animação suspensa.

Mulheres

  • Faora Hu-Ul- Era uma especialista em artes marciais e inimiga dos homens. Ela matou muitos homens kryptonianos antes de ser presa e condenada há 300 anos na Zona Fantasma.
  • Erndine Ze-Da
  • Shyla Kor-Onn
  • Ursa Zod-On - Ursa é a amante do General Zod. Depois que Non foi lobotomizado pelo Conselho de Krypton, ela instigou-o a rebelião aberta juntamente com o General Zod. Como resultado, os três foram exilados para a Zona Fantasma.
  • Zora Vi-Lar - a filha de Vi-Lar de Kandor. Ela tirou uma vida de crime como Black Flame e lutou Supergirl que derrotou Zora Vi-Lar com kryptonita dourada. Ela foi presa na Zona Fantasma, por um curto período de tempo.

Não kryptonianos Editar

Não-condenados Editar

  • Bar-El - uma astronauta kryptoniana, que foi um dos poucos sobreviventes de Krypton. Ele e o Lilo foram colocados na zona fantasma até o Superman pode rencontrar uma cura para sua doença de kryptonita.
  • Lilo - uma astronauta kryptoniana, que foi um dos poucos sobreviventes de Krypton. Ela e o Bar-El foram colocados na Zona Fantasma até o Superman pode encontrar uma cura para sua doença de kryptonita.
  • Krypto- selado na zona fantasma, quando tentou impedir a fuga de Xa-Du. Ele foi libertado por Superman.
  • Guy Gardner