FANDOM

Ysbaddaden Bencawr; "Ysbaddaden, Chefe dos Gigantes", foi um gigante residente em um castelo quase inexpugnável, ele é o pai de Olwen e tio de Goreu fab Custennin.

Ele era o pai de Olwen, considerada por muitos como a mulher mais bela do mundo. Devido a isso inúmeros pretendentes apareceram para ela, entretanto, ele sabia que se sua filha se casasse, isso significaria que ele iria morrer.

Um dia, Sir Kay, primo do Rei Arthur, encontrou uma mulher que tentou, mas recusou-se a ter relações com ela, devido a isso, ela o colocou uma maldição sobre ele, para que ele se não se casasse com ninguém a não ser com Olwen. Apesar de nunca a ter visto, ele apaixonou-se perdidamente por ela e, com a ajuda de Arthur, ele foi até o castelo de Ysbaddaden. Eles viajaram até se deparar com um grandioso castelo, e conheceram Custennin, irmão de Ysbaddaden. Ele descobriu que Ysbaddaden havia usurpado o castelo e as terras de Custennin, além de matar vinte e três dos vinte e quatro filhos do último apenas por crueldade. Custennin conseguiu marcar uma reunião entre Olwen e Kay, sendo que ela concordou em levar ele e seus companheiros até o castelo de seu pai. Além disso, Kay prometeu proteger o vigésimo quarto filho de Custennin, Goreu, com sua vida.

Os cavaleiros invadiram o castelo, matando nove guardas, e entraram no salão do gigante. Após isso, Ysbaddaden tentou matar Kay, porém ele não conseguiu, eventualmente ele acabou por aceitar o casamento de Kay com sua filha, mas apenas após ele cumprir uma série de tarefas impossíveis (anoethau), Kay aceitou e, com a ajuda de Arthur e seus cavaleiros, ele conseguiu cumprir as tarefas.

Com o anoethau concluída, Kay, Goreu e outros que "desejavam mal a Ysbaddaden Bencawr" andaram para o castelo de Ysbaddaden. Aceitando sua humilhação e derrota, ele é arrastado por Goreu, com a ajuda de alguns cavalos, que vinga seus irmãos assassinados decapitando o gigante. A cabeça de Ysbaddaden é colocado no pico da cidadela, Goreu reivindica as terras do tio como suas, e Olwen é livre para casar com seu amor.

Também no FANDOM

Wiki aleatória