FANDOM


Logo-0

Wayne Enterprises é um conglomerado de propriedade de Bruce Wayne e administrado pelo presidente Lucius Fox. Foi fundada por comerciantes passados da família Wayne no século XVII como uma casa de comércio. Mudou e cresceu gradualmente. No século XIX Adam Wayne, filho de Solomon Wayne, fundou a Wayne Chemical. Junto a Wayne Manufacturing, que veio mais tarde, a Revolução Industrial alimentou a empresa para que ela se torna-se uma potência.

História Editar

Charles Arwin Wayne conseguiu uma modesta fortuna comprando boa parte do que viria a ser Gotham City, enquanto a cidade crescia ele ia arrecadando dinheiro através da venda de imóveis. Quando ele morreu, na idade de cinquenta e dois anos, deixou considerável fortuna a seus filhos Solomon Zebediah e Joshua Thomas Wayne; ambos se tornaram promenintes cidadãos da cidade no século XIX.

O filho de Solomon e sua segunda esposa Alan Wayne casou-se com Catherine Van Derm, um membro da outrora rica família Van Derm juntos tiveram um filho chamado Kenneth Wayne. Com Alan liderando o crescimento e desenvolvimento das ferrovias criou a Wayne Shipping, Wayne Chemicals e, mais tarde, Wayne Manufacturing, tendo grande vantagem na revolução industrial a empresa se tornou uma potencia. O filho de Kenneth, Patrick Morgan Wayne viu duas guerras mundiais e construiu a WayneCorp nas cinzas da grande depressão e mais tarde desenvolveu a WayneTech, cujos navios e aviões ajudaram as forças armadas americanas no esforço de guerra no Pacifico. Sua esposa Laura Elizabeth Wayne herdou a fortuna Wayne aos trinta e sete anos e tornou-se a primeira Wayne a dirigir o conglomerado em direção a responsabilidade ecológica.

O filho de Patrick e Laura, Thomas Wayne, medico e filantropo, criou e contribuiu com a Fundação Wayne.

Torre Wayne

Torre Wayne, sede mundial da Wayne Enterprises.

Atualmente a empresa está sediada na Torre Wayne, que foi transformada por Thomas Wayne no centro não-oficial de Gotham.

Quando Thomas e Martha Wayne foram foram mortos por Joe Chill, William Earle se tornou o CEO e presidente da empresa, ele também cortou muitos dos fundos de caridade da empresa, além de ter voltado a fabricação de armas pesadas. Quando Bruce Wayne desapareceu por anos Earle declarou-o legalmente morto, além de tornar a empresa pública. Porém o que ele não sabia era que Bruce Wayne conseguira comprar a maior parte das ações através de meios indiretos, se tornando, assim, dono da empresa e nomeando Lucius Fox como presidente e CEO.

Ramos Editar

Wayne Tech Editar

WayneTech

Logotipo da WayneTech.

Wayne Tech é a maior divisão da Wayne Enterprises. Esta envolvido na recuperação e pesquisa de tecnologia alienígena. Sua principal rival é a LexCorp. A subsidiaria às vezes é usada por Batman como um meio de adquirir novas tecnologias.

Wayne Biotecnologia Editar

Wayne Biotecnologia é uma empresa responsável pela maior parte do sistema de saúde de Gotham. A empresa em si pesquisa e desenvolve novos procedimentos e sistemas médicos. Além disso, ela também treina um grande número de pessoas anualmente. Wayne Quimica e Wayne Farmacia trabalham em estreita colaboração com a Wayne Biotech para desenvolver medicamentos para doenças diferentes.

A pesquisa atual é focada em encontrar a cura para o câncer. Desde que o genoma humano já é conhecido a empresa está estudando a clonagem para produzir órgãos para futuros transplantes. A empresa também se envolve na investigação de cirurgias para o cérebro, luta contra AIDS e HIV e cirurgia plástica reconstrutiva.

Wayne Alimentos Editar

A Wayne Alimentos é uma subsidiaria pouco conhecida da Wayne Tech. Possui fazendas de gado no Centro-Oeste dos Estados Unidos e importa carnes da Argentina e de outros países. A Wayne Alimentos produz produtos especializados como alimentos ecológicos e linhas naturais sem aditivos e crescimento controlado. Nos últimos tempos a empresa tem concentrado esforços no desenvolvimento de produtos orgânicos, como resultado da mudança de moda e demanda dos consumidores.

Wayne Express Editar

Wayne Express possui dezenas de cargueiros e administra três e meio bilhões de toneladas de carga por mês e é usado por Batman para ganhar uma visão privilegiada sobre o contrabando e o trafico de drogas.

Wayne Aço Editar

Wayne Aço é uma das mais antigas siderúrgicas e refinarias de metal em Gotham e fornece aço para a construção naval. Ela também estuda e replica tecnologia alienígena. Isto levou Batman a receber prioridade na tecnologia e ligas para ele estudar.

Wayne Aeroespacial Editar

Wayne Aeroespacial é responsável por construir aviões corporativos e jatos privados de luxo. Seu ramo na aviação experimental e de pesquisa constrói para o governo dos Estados Unidos e para a NASA. A divisão mantem instalações e veículos no Aeroporto Internacional Archie Goodwin.

Wayne Química Editar

Wayne Química controla a Wayne Oil, Wayne Pharmaceulticals e Wayne Botânica. a Wayne Química tem uma pequena participação na Tyler Química, sediada em Nova York. Wayne Química é essencialmente uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Wayne Oil pesquisa petroquímicos e fontes alternativas de combustível.

Wayne Indústrias Editar

Wayne Indústrias é a principal divisão de pesquisa e desenvolvimento da Wayne Enterprises utilizada para fins industriais. Os estudos, pesquisa e desenvolvimento da empresa para desenvolver fissão mecânica, energia de fusão, também possui muitas fabricas e unidades de trabalho normais.

Wayne Medica Editar

Wayne Médica é uma empresa da Wayne Biotech, mas ambas tem diferentes campos de estudo e trabalho. É mais voltada ao tratamento de doenças do que a sua pesquisa, mas ajuda nas pesquisas da cura da AIDS e do HIV juntamente a Wayne Biotech.

Wayne Eletrônica Editar

Wayne Eletrônica é um grande consorcio que fabrica rádios portáteis, aparelhos de som, sistemas Wi-Fi, câmeras de cinema, dispositivos de medição, scanners, equipamentos de vigilância, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Seus outros ramos de negocio incluem a tecnologia de informação, redes com fio, redes sem fio e sistemas de exploração espacial e satélites. Também tem contratos com indústrias aeroespacial, náutica e militar.

Wayne Entretenimento Editar

A Wayne Entretenimento possui muitos jornais, estações de radio e TV em toda a América. Além disso, possui parcerias de trabalho com varias agencias de modelos e casas de multimídia e fornece um grande número de contatos e informações. Wayne Entretenimento está em concorrência direta com a WGBS, gerida pela Galaxy Broadcasting Sistems, e com a LexCom, gerida pela LexCorp. Através da Wayne Entretenimento o Batman tem contatos nos setores de mídia e entretenimento.

Instituto Wayne Editar

O Instituto Wayne é um centro de pesquisas que visa resolver os problemas que a humanidade enfrenta.

Fundação Wayne Editar

A Fundação Wayne foi fundada por Thomas Wayne para financiar a pesquisa científica e fornecer equipamento e treinamento.

Através da Fundação Wayne abordam-se questões sociais que desincentivam a criminalidade e auxiliam vitimas de uma forma que a persona do Batman não pode. Também fornece-lhe uma rede de conexões no mundo das instituições de caridade. Mantém conexões nas ruas através das cozinhas comunitárias e grupos de serviços sociais, o que aumenta seus esforços de combate ao crime.

Fundação Thomas Wayne Editar

A Fundação Thomas Wayne é um alicerce para medicina e ajuda medica. Esta fundação dá prêmios anuais para avanços médicos e compromisso com a vida, semelhante a Fundação Nobel. A Fundação Thomas Wayne também é responsável pelo financiamento da Clinica Memorial Thomas Wayne em Park Row e os fundos da fundação ajudam a dezenas de outras clinicas gratuitas na cidade e outros locais problemáticos como Blüdhaven.

A mãe de aluguel de Bruce Wayne, Dra. Leslie Thompkins, dirige a Clinica Memorial Thomas Wayne na Baixa Zona Leste.

Fundação Martha Wayne Editar

A Fundação Martha Wayne é uma fundação patrona e defensora das artes, famílias, educação e tolerância. A fundação apoia e ajuda uma serie de orfanatos e escolas. Os artistas podem se candidatar a uma bolsa para que a fundação auxilie-os na promoção das artes. A fundação patrocina empresas como a Family Finders Inc. em Gotham. Esta é uma organização orientada para a procura de pessoas perdidas e união de famílias. Os patrocinadores da fundação e execução de dezenas de cozinhas de sopa na cidade.

Trivialidades Editar

  • A Wayne Enterprises e a LexCorp tem uma grande rivalidade, o que não as impediu de trabalharem juntas até que Bruce Wayne soubesse quem Lex Luthor verdadeiramente era;
  • A Fundação Wayne tem seu próprio edifício chamado Edifício Fundação Wayne que inclui uma cobertura com uma residência secundária para a família Wayne;
  • Wayne Enterprises constrói seus prédios para que eles resistam a terremotos de 8,5 na escala Richter;
  • Divisão automotiva da Wayne Industries produz alguns dos motores de corrida mais avançados do mundo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.