FANDOM

Rao

Rao, o deus supremo de Krypton.

"Rao, deus do Calor, do Fogo e da Vida."
Jor-El a Kal-El sobre Rao.

Rao é o nome do sol de Krypton que também era considerado um deus para seu povo.

História Editar

Origem Editar

Rao era uma poderosa divindade cósmica do sol. Era considerado a divindade suprema do panteão dos deuses kryptonianos, deus supremo do Raoísmo.

Nos tempos antigos  Krypton foi assolado por um inverno sem fim criado pela deusa de gelo Cythonna. Ela foi ante Rao e professou que o amava embora ele logo percebesse que ela não sabia o que era o amor, descobriu também que ela queria apenas se acasalar com ele e criar uma raça de monstros. Após isso, ocorreu a Guerra de Fogo e Gelo, uma guerra entre Rao e seus aliados contra Cythonna e seu exército de monstros e mulheres-guerreiras. No final Rao conseguiu vencer Cythonna e aprisionou-a em uma dimensão paralela, ela jurou vingar-se de Rao e dos kryptonianos. Após o fim da guerra as mulheres perderam sua posição de lideres além de ficarem consideravelmente mais fracas e o oposto acontecendo com os homens.

Passado Editar

Diz-se que durante a guerra civil causada pelo Zero Negativo Rao teria tido um filho com uma kryptoniana chamada Dar Dra-Ul. O filho deles foi chamado Sur-El, sendo o fundador da Casa de El. Tempos depois, Jaf-El criou uma cultura monoteísta tendo apenas Rao como deus, porém, após sua morte, essa cultura acabou.

Voz de Rao

Sumo-Sacerdote Yu-El.

O Sumo-Sacerdote de Krypton era conhecido como a "Voz de Rao" e usava uma máscara vermelha brilhante para esconder seu rosto e participava do Conselho Interno de Krypton. Ele era creditado como sendo um canal para a voz real de Rao e, assim, ele falava muito raramente, apenas em tempos de grande importância.

Poderes Editar

Habilidades Editar

Trivialidades Editar

  • Kryptonianos muitas vezes invocam o nome de Rao em momentos de grande surpresa ou coação, exclamações como "Por Rao" eram muito comuns.
  • O sistema estelar onde Krypton se localizava é chamado Sistema Rao.