FANDOM


Justice league of america logo by traitors stead-d35j77l

Logotipo da Liga da Justiça.

A Liga da Justiça é organização fundada por Superman, Mulher Maravilha, Batman, Lanterna Verde, Mulher-Gavião, Flash, Cavaleiro Negro e Caçador de Marte, quando da invasão alienígena de Imperium.

Atualmente a Liga combate principalmente supervilões e invasões alienígenas. Conta com mais de 100 membros plenos.

Estatutos Editar

A Liga tem estatutos que lhe regulam, foram redigidos pelos membros fundadores e são chamados de Estatutos Gerais de Funcionamento da Liga da Justiça.

Propósito Editar

O propósito da Liga da Justiça é combater ameaças a segurança da Terra - tanto terrestres quanto extraterrestres - que estejam além do poder das forças de segurança e policiamento convencionais.

Se requerida, a Liga também pode tomar missões de auxílio a outros planetas. Entretanto, a maior responsabilidade da Liga são a paz e o bem-estar da Terra. A Liga deve participar também de serviço público e funções de caridade quando não envolvidos em deveres de prioridade maior.

Financiamento Editar

A Liga da Justiça é uma organização não lucrativa incorporada aos Estados Unidos da América. O dinheiro para as operações e manutenção da Liga é custeado pela ONU, Fundação Wayne, Colossus EnterprisesIndústrias QueenIndústrias KordCorporação Infinito e, eventualmente, algumas nações, sendo que eles não possuem o direito de saber o uso do capital dentro da estrutura organizacional da Liga, mas retém o direito de limitar ou suspender seu financiamento por qualquer motivo e a qualquer momento. A Liga irá usar estes fundos para a manutenção de seus quartéis-generais e equipamentos, e certos benefícios especiais para membros.

Candidatura a membro e admição Editar

Um candidato a membro deve ser indicado por um membro ativo de boa posição em uma reunião regular ou emergencial do grupo. Um candidato será admitido com ao menos dois terços dos votos de total dos membros fundadores.

Condição de membro fundador Editar

Condição de membro fundador é um status especial dado aos 9 membros sêniores da Liga que a fundaram após o ataque de Imperium contra a Terra. Membros fundadores servem como autoridade final em todos os assuntos de policiamento, podem valer como voto adicional, como grupo no evento de um desempate, servem como tribunal para todos os assuntos disciplinares, e tem autoridade para demitir membros da Liga da Justiça. Membros fundadores também agem como elo de ligação entre a Liga e as Nações Unidas. Membros fundadores devem permanecer como parte do grupo a fim de manter seu status. A condição de membro fundador é vitalícia. Os membros fundadores são Bruce Wayne (Batman), John Stewart (Lanterna Verde), Clark Kent (Superman), Arthur Curry (Aquaman), Wally West (Flash), J'onn Jonzz (Caçador de Marte), Karl Von Staden (Cavaleiro Negro), Shayera Hall (Mulher-Gavião) e Diana Prince (Mulher Maravilha).

Condição de membro pleno Editar

Os membros plenos são aqueles que fazem parte da Liga, mas não a fundaram. Eles não são requeridos a revelar suas identidades civis para o resto da Liga. Membros plenos podem declinar de seu status como tal a qualquer hora. Qualquer candidato a membro da Liga deve ser um adulto de idade legal, distinto por ao menos um ano de serviço público ativo, voluntário a participar em todas as missões da Liga, e ser disponível para ser convocado. Condição de membro na Liga é garantida independente de raça, cor, credo, sexo ou cidadania. Em relação a idade foi feita uma exceção para o Capitão Marvel, mas apenas a ele. Os requerimentos para status oficial de membro são:

  • deve ter auxiliado a Liga em ao menos uma missão;
  • deve ser um adulto de idade legal
  • distinto por ao menos um ano de serviço público;
  • ser voluntário a participar das missões da Liga.

Eles têm obrigação de exercer deveres regulares e um número mínimo de missões. Ganham automaticamente comunicadores da Liga. Eles têm acesso aos quartéis-generais da Liga.

Condição de membro honorário Editar

Membros honorários são indivíduos que auxiliam numa missão da Liga, mas declinam ou são incapazes de assumir condição de membro reserva ou ativo. Eles não podem entrar nos quartéis-generais da Liga sem estarem acompanhados por um membro ativo. Não podem assistir reuniões de emergência sem permissão dos fundadores, mas podem contactar um membro ativo, que determina se o assunto requer a atenção da Liga. Membros honorários não têm de exercer deveres regulares. Eles podem fazer serviços sociais e podem assistir reuniões de negócios.

Privilégios de membros Editar

Qualquer membro terá status de membro na Liga da Justiça em termos vitalícios, tendo livre acesso aos quartéis-generais da Liga, e seu próprio quarto e escritório na Torre de Vigia. Cada membro terá voto e privilégios iguais (exceção: Membros fundadores podem valer como voto adicional se o grupo estiver em um empate). Por acordo com a ONU, cada membro da Liga pode viajar para outros países sem necessidade de passaporte. Não é requerido a nenhum membro jurar aliança a qualquer organização externa, apenas para a paz e bem-estar da Terra e de seus habitantes.

Requerimentos de membros Editar

Cada membro irá manter um registro de missões individuais ou grupo para os arquivos da Liga. Cada membro deve fazer um relatório explanando motivos de ausência nas missões ou reuniões da Liga e também sobre as missões das quais participa. Sempre que possível, um membro deve avisar antecipadamente sobre uma ausência. Membros ativos devem portar seus comunicadores da Liga, estando prontos para serem convocados 24 horas por dia. Membros não são requeridos a revelar suas identidades civis para o resto da Liga, mas podem faze-lo caso queiram, entendido implicitamente que isto será mantido sob o mais alto sigilo. Membros são proibidos de revelar quaisquer segredos do grupo a não-membros, incluindo cônjuges. Qualquer membro ativo não-fundador deverá fazer seu turno no monitor. Como grupo ou indivíduos, qualquer membro, passado ou presente, é proibido de usar seus poderes e habilidades para adquirir poder político, violar os direitos civis de qualquer indivíduo, interferir em assuntos internacionais de nações, ou tomar parte em conflitos internacionais. A Liga não pode interferir na rotina de ações policiais ou qualquer assunto sob jurisprudência federal ou local, salva quando especificamente requerido, a exceção quando autorizado por um membro-fundador. Do mesmo modo, não podem interferir em assuntos interplanetários que não tenham a ver com a segurança da Terra sem apropriada autorização da parte envolvida ou duma reconhecida organização de policiamento interestelar (como a Tropa dos Lanternas Verdes).

Reuniões Editar

Eventualmente são realizadas reuniões no QG da Liga da Justiça a fim de discutir assuntos organizacionais. O comparecimento de todos os membros ativos é esperado quando as reuniões gerais são convocadas. Todas as reuniões serão digitalmente gravadas para os arquivos da Liga.

Turnos no monitor Editar

Cada membro ativo é requerido a fazer um rodízio de um serviço de observação do monitor do QG da Liga de 24 horas. Membros fundadores são isentos dos deveres do monitor, mas podem ser voluntários a entrar no rodízio. Se um membro escalado não puder estar disponível, deve de antemão contatar um substituto entre os membros ativos. Cada membro deve cumprir os turnos faltados. O membro deve permanecer desperto em dois terços de seu turno. O membro no dever do monitor tem direito a um convidado, desde que este não interfira no serviço.

Punição de criminosos Editar

Todos os criminosos detidos pela Liga da Justiça serão trazidos perante um corpo judicial e estarão sujeitos a isto, sejam eles terrestres, extraterrestres ou extra-dimensionais. Ações de agressão ou má conduta interestelares serão punidos de acordo com os mandatos duma reconhecida organização de policiamento interestelar apropriada. O tribunal em exercício, não a Liga, irá decidir o rigor da punição de um criminoso. Encarceramento será veiculado em instituições convencionais, exceto em casos onde o criminoso não pode ser detido pelas instalações existentes. Porém uma exceção foi feita a Apocalipse II quando este tentou matar o Superman, ele foi "julgado" pelos membros fundadores da Liga da Justiça e condenado a Zona Fantasma.

Ver também Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.