FANDOM

Chuva de meteoros

Uma das chuvas de meteoros que trouxe kryptonita a Terra.

Kryptonita é um mineral radioativo que provém do planeta Krypton. Após a destruição do planeta boa parte dele se tornou radioativo e seus pedaços voaram pelo universo. Grandes quantidades de kryptonita caíram na Terra durante as chuvas de meteoros dos últimos anos que esconderam a chegada de Kal-El, Kara Zor-El e Cir In-Ze.

Kryptonita é encontrada não apenas no planeta Terra, mas também em vários outros planetas pelo universo a fora.

Aparência Editar

A kryptonita natural tem variados tamanhos, desde pó a grandes pedaços, sendo o maior encontrado tendo mais de uma tonelada. Ambas as variantes brilham na presença de kryptonianos e organismos de Krypton.

Variedades Editar

Existem vários tipos de kryptonita, alguns são encontrados na natureza e outros são sintéticos.

Kryptonita Verde Editar

Kryptonita Verde

Kryptonita Verde em uma caixa de chumbo.

Kryptonita verde é a forma mais comum de kryptonita.

Efeitos Editar

Smallville103 647

Clark sofrendo os efeitos da kryptonita verde.

Ela emite uma radiação que é extremamente tóxica para os kryptonianos. A própria radiação provoca os primeiros sintomas, isto é, náuseas, tonturas, dor e fraqueza que eventualmente se agravam podendo levar a inconsciência e até a morte. A exposição a kryptonita quebra a invulnerabilidade permitindo a forças externas que danifiquem o corpo.

A kryptonita verde pode ser até mesmo ser ingerida pelos seres humanos. Os seres humanos não sofrem os mesmos efeitos sofridos por kryptonianos, porém exposição em longo prazo pode levar os humanos a desenvolver um câncer. Entretanto, em outros casos os humanos acabam por adquirir poderes metahumanos, além de deixa-los psicóticos, uma exceção é o caso de Chloe Sullivan que não foi mostrada como tendo uma grande mudança em personalidade.

Kryptonita Vermelha Editar

Kryptonita Vermelha

Kryptonita é um mineral radioativo proveniente de Krypton que pode remove as inibições dos kryptonianos, tornando-os imprudentes e perigosos e, por vezes, maus.

Efeitos Editar

A kryptonita vermelha traz à tona a personalidade rebelde e amoral dos kryptonianos e livra-os de suas inibições. Os efeitos da kryptonita vermelha são comparados aos de estar sob efeito de álcool ou narcóticos, mas sem perder as aptidões físicas. Ela parece não ter efeitos negativos para a saúde ou poderes dos kryptonianos. Os poderes dessa kryptonita são desencadeados por proximidade física. Ela tem que estar como uma joia ou dentro de um bolso de roupa para que ela possa ter feito.

Kryptonita vermelha não afeta seres humanos, mas pode infectar através da corrente sanguínea. Também funciona mais rápido em um kryptoniano que já tenha experimentado seus efeitos anteriormente. A radiação liberada pela kryptonita vermelha pode ser aproveitada com fonte de energia. Acredita-se que possa produzir mais energia que seu homologo verde.

Kryptonita Azul Editar

Kryptonita Azul

Kryptonita azul é um mineral radioativo que tem a capacidade de tirar os poderes dos kryptonianos.

Aparência Editar

Seja qual for o tamanho eles se parecem com rochas comuns com uma cor azul profunda gritante.

Efeitos Editar

Kryptonita azul retira todos os poderes dos kryptonianos, tornando-os mortais e, assim, suscetíveis a danos e dor como com qualquer ser humano. Entretanto seus efeitos só ocorrem enquanto eles estiverem próximos a kryptonita.

A kryptonita azul pode melhorar drasticamente a saúde de qualquer coisa orgânica como água, colheitas e seres humanos. O consumo continuo deixa os seres humanos em perfeito estado de saúde.

Kryptonita Negra Editar

Kryptonita Negra

Kryptonita negra é a forma refinada de kryptonita que pode separar uma pessoa em duas.

Efeitos Editar

O potencial da kryptonita negra é desconhecido, mas parece ter a capacidade de separar o lado bom do lado mal de uma pessoa, tanto de kryptonianos quanto de seres humanos, até mesmo de Apocalipse. A kryptonita negra pode afetar kryptonianos sob qualquer estado, mas para afetar seres humanos ela tem de estar aquecida, seja por ter sido recém-criada seja por ter sido aquecida novamente após ter se esfriado.

Ela pode separar as personalidades de uma pessoa em corpos separados, porém se um dos dois morrer não se sabe o que acontece ao seu homólogo. Quando próxima a kryptonianos ela brilha em um azul elétrico muito brilhante.

Criação Editar

Kryptonita Negra sendo criada

Kryptonita negra sendo artificialmente criada por Lex Luthor.

Essa kryptonita não é natural, mas sim criada artificialmente, porém é possível que ela seja encontrada na natureza devido ao aquecimento da kryptonita verde quanto esta entrou na atmosfera.

A primeira vez que ela foi mostrada foi durante um experimento no qual Lex Luthor aqueceu a kryptonita verde com um laser.

Kryptonita Gema Editar

Kyptonita Gema

Kryptonita gema é uma forma processada de kryptonita. Originalmente encontrada em uma pedreira de Smallville, mas pelo que se sabe é muito rara e presente apenas em pequenas quantidades.

Efeitos Editar

A kryptonita gema concede aos kryptonianos o poder de persuasão obrigando os outros a obedece-los. Entretanto ela também obriga os kryptonianos a obedecer seus próprios comandos e desejos, assim como também aos do primeiro que ele vê. Fisicamente ela é inofensiva aos kryptonianos, também não parece ter efeitos sobre os seres humanos.

Kryptonita Prata Editar

Kryptonita Prata

Pedaço de kryptonita prata criada em laboratório.

Kryptonita prata é uma forma sintética de kryptonita.

Aparência física Editar

Ela é vista sempre como uma rocha preta atada com pedaços de prata metálica.

Criação Editar

Essa kryptonita tem micro pedaços de kryptonita verde e kryptonita azul.

Efeitos Editar

A kryptonita prata pode induzir alucinações e paranoia em kryptonianos. Ela também é capaz de negar a invulnerabilidade e, de alguma forma, suprimir o fator de cura kryptoniano. Também causa reações físicas adversas, como aumento da produção de suor e pupilas dilatadas, contudo não tem impacto significativo em seus poderes.

Kryptonita Limpa Editar

Kryptonita Limpa

Colar de kryptonita limpa pertencente a Lana Lang.

Kryptonita limpa é a kryptonita livre de sua radiação e é inofensiva para kryptonianos.

Efeitos Editar

Após sua radiação ter sido retirada ela não causa dano algum aos kryptonianos se apenas expostos a ela, entretanto, ela pode penetrar a carne de um kryptoniano.

Kryptonita Rosa Editar

Kryptonita rosa

É uma kryptonita rara que deixa os kryptonianos com tendências afeminadas e as kriptonianas com tendências masculinizadas e enquanto estiverem sob o efeito dela os kriptonianos tem seus poderes diminuídos e as kriptonianas têm seus poderes aumentados.

Kryptonita Branca Editar

Kryptonita Branca

É uma kryptonita que não causa danos a pessoas, mas que pode matar toda e qualquer vida vegetal.

Kryptonita Cinza Editar

É um pedaço de kryptonita que pode dar poderes aos seres humanos. Ela concede todos os poderes dos kryptonianos, entretanto esses poderes não tem efeito permanente, isto é, eles somem com o tempo, seus efeitos duram mesmo quando a pessoa já não esta mais próxima ao pedaço de kryptonita.

Antikryptonita Verde Editar

Antikryptonita Verde: essa antikryptonita é inofensiva para kryptonianos, entretanto, ela é extremamente letal para os seres humanos.

Antikryptonita Azul Editar

Antikryptonita Azul é uma antikryptonita que possui os efeitos inversos da kryptonita azul, pois ela não anula os poderes dos kryptonianos, ao contrário, ela os fortalece.

Kryptonita Joia Editar

Kryptonita Joia

Não é uma kryptonita real. Foi criada pelo interno da Zona Fantasma Jax-Ur, permite aos internos influenciar o mundo fora da Zona. Eles podem focalizar suas forças de vontade na pedra a fim de criar os efeitos de poderes mentais que afetam seres humanos da Terra, como hipnose, rajadas mentais, rajadas psicocinéticas, ilusões e controle mental.

Fraquezas Editar

Os efeitos da kryptonita podem ser bloqueados por chumbo, além disso kryptonitas vermelha e prata tem seus efeitos anulados pela radiação da kryptonita verde.

Outros usos Editar

A kryptonita também tem outros usos:

  • Metallo possui um pedaço de kryptonita no lugar de seu coração e ele que lhe dá energia para se manter vivo.
  • Também existe a possibilidade de se usar a kryptonita como balas, até o momento já foi feito com kryptonita verde e azul, mas crê-se que pode ser feita com outros tipos de kryptonita. Se a bala não for retirada a tempo o alvo do disparo acabara por morrer.
  • Pode-se utilizar a kryptonita para produzir energia elétrica, como feito em LexorCity.