FANDOM

A Ilha Sul tem uma ocupação bem mais recente e abriga os principais equipamentos políticos e econômicos da cidade. É separada da Ilha Norte pelo Rio Sprang. Na margem direita do rio começa o imenso Parque Robinson a maior reserva ecológica urbana dos EUA, o que garante alguma arborização à zona central da cidade. No entorno do parque, à moda de Nova York, está uma área de alto valor imobiliário. A zona ao leste do parque é ocupada por um setor de altos edifícios com escritórios, empresas e companhias de serviços, Haysville, uma das mais ricas da cidade. Na zona oeste ao parque há uma área residencial de alto luxo, a Parkville.

Embora originalmente fosse uma ilha maior, nos dias de hoje, a Ilha Sul também é cortada por um rio, embora o Rio Finger seja um canal artificial. Nos anos 1940, o grande lago central do Parque Robinson começou a secar e um estudo revelou que a causa era o aterramento das nascentes e afluentes que lhe alimentavam no passado. Assim, o prefeito Bill Finger decidiu abrir um canal que cortasse a ilha no mesmo sentido do Rio Sprang e, com isso, servisse como afluente para o lago do parque. A medida deu certo e resultou na ampliação da área verde para o sul. Depois, em homenagem ao político, o canal foi batizado de Rio Finger, mas como se trata de um canal, continua-se a pensar na Ilha Sul como uma só, mesmo bipartida.

Ao sul do parque está a região mais rica de Gotham, onde se encontra o distrito financeiro de Gotham, chamado informalmente de Distrito de Diamantes, com seus altos arranha-céus de vidro e aço em estilo art-déco, como a Torre Wayne, um dos prédios mais belos da cidade. Outro destaque arquitetônico é o bucólico prédio da Central de Crimes Especiais da Polícia de Gotham, que lembra a torre de um castelo. No sudoeste encontram-se equipamentos como Prefeitura de Gotham City), centros cívicos, shoppings, o Centro de Eventos etc. Lá também está a Doca Dixon, dedicada ao transporte de passageiros por meio de balsas e à ancoragem de iates e lanchas. O sudeste da ilha é marcante pela presença da Praça da Catedral, com seu estilo gótico e outras capelas em estilo medieval ao redor. Também na região está o moderno Porto Adams, o segundo maior do país.

Ver também Editar