FANDOM

Gás do Medo 01

Cilindros contendo o Gás do Medo.

O Gás do Medo, ou Toxina do Medo é uma toxina desenvolvida pelo prof. Jonathan Crane. O gás é uma substância versátil e já foi utilizado como gás, dardos, cápsulas, etc.

História Editar

Após se tornar professor da Universidade de Gotham, Crane desenvolve uma substância que denominou de "poção do medo", que ele ofereceu aos alunos em uma festa de Natal feita no campus da universidade. Um dos alunos a bebeu e sofreu pesadamente de seus efeitos, tendo saindo do campus e tentado despedaçar um manequim vestido de Papai Noel. Tempos depois, ele passou a utilizar tal substância com seus pacientes no Asilo Arkham. Algum tempo depois de ter usado a "poção" na festa, alguns de seus alunos pediram-no para dar-lhes um pouco para uma festa. Ele acabou por fornecer a toxina para diversas raves e festas de playboys.

Quando ele foi contactado por Ra's al Ghul, ele passou a ter acesso a uma flor rara do Himalaia, com a qual ele desenvolveu o Gás do Medo.

Durante meses uma forma química da Toxina foi despejada no abastecimento de água de Gotham City, como parte do plano de Ra's al Ghul. Posteriormente é ativado por um dispositivo emissor de micro-ondas posto em um trem em Gotham. Tendo inicialmente atingido os habitantes de Arkham City e os policiais que lá estavam, deixando todos em estado de pânico. Batman consegue fazer uma cura para a toxina e é reproduzido para curar as vítimas envenenadas pelo gás de Crane. A toxina é mais tarde retirada do abastecimento de água.

Efeitos Editar

Quando o gás é inalado, ele induz a vítima ao medo intenso e, às vezes, irracional, que faz o usuário ficar insano, ou até morrer, em doses maiores. A morte é provavelmente causada por uma dosagem extremamente concentrada. A causa da morte é, provavelmente, ataque cardíaco rápido e súbito ou algum efeito desconhecido que o produto químico tem no cérebro. Os ataques cardíacos são provavelmente a causa mais comum de morte como Toxina do medo faria com que as frequências cardíacas aumentassem exponencialmente e levassem à parada cardíaca.

Embora o comprimento dos efeitos varie, Batman desenvolveu um antídoto para neutralizar a toxina. Da mesma forma, superar o medo em questão também foi mostrado anulando os sintomas.

Variações Editar

  • Combinação da Toxina do Medo/Veneno: Quando Bane empregou Espantalho para combinar sua Toxina de Medo com o Veneno de Bane, a pessoa infectada ganhou grande força e completo destemor. As primeiras versões da fórmula tem o efeito colateral do sujeito sangrar seus olhos e estar em grande dor depois que seus efeitos cessam. Isso foi corrigido depois de muitos testes com os presos do Asilo Arkham e quando Bane tomou a fórmula ele mesmo.
  • Super Toxina 451-A: é uma versão específica da toxina produzida pelo pai do Espantalho, utilizando o suor de crianças sob os efeitos da toxina de medo para torná-lo mais potente, o suficiente para que mesmo o próprio Espantalho não tenha os anticorpos. Esta versão de Toxina Medo pode levar meses para superar seus sintomas, e é muito mais difícil de sintetizar um antídoto.
  • Estirpe "Cassandra": Uma estirpe da toxina utilizada pelo Espantalho após a ascensão e queda do Crime Syndicate, usado pela primeira vez durante o fim do plano do Mestre das Pistas para destruir Gotham City. A toxina tem uma correlação com o mecanismo que faz com que as pessoas acordem quando morrem em seus sonhos, e é suposto por Bruce Wayne para ser baseada em uma inversão daquele neuroquímico. Mesmo dias depois de ter sido exposto, ele continuou a ter "transes" de várias sequências de morte envolvendo vários vilões.
  • Toxina do Trauma: Esta toxina cicatriza o cérebro de uma forma semelhante aos efeitos de um evento traumático, replicando a reação química de um corpo teria que algo terrível o suficiente para rasgar a mente, deixando a vítima pouco mais que uma casca do que era, incapaz de sentir qualquer coisa, exceto o que um controlador queira que senta. Essa cepa é tão poderosa que nem mesmo o próprio Espantalho pode suportá-la, pois renderizar assuntos tão maleáveis ​​negaria quaisquer efeitos que pudesse ter com seu trabalho sobre o medo.